Licenças por País

A necessidade da licença, os seus detalhes, e o seu custo variam de país para país.
A Licença é lançada ou distribuída pelas organizações responsáveis pelos direitos de autor ou por outras organizações permitidas de distribuir tais licenças.
Normalmente as licenças têm de ser renovadas anualmente. Dependendo de país para país, as músicas adquiridas podem ser ou não mantidas indefinidamente. Outro elemento comum nas licenças é o facto de serem pessoais e intransmissíveis, pois as cópias só podem ser usadas pelo indivíduo portador da licença e não por terceiros.

Finlândia

Na Finlândia, a licença é obtida de Teosto e Gramex, através de organizações que protegem os direitos de autores, comparáveis a SPA e Passmúsica. Os custos variam entre 280€ para 1-300 músicas, até 600€ para um máximo de 3000 músicas. Ambas as licenças são válidas por 1 ano. O sistema finlandês não permite qualquer tipo de backup, pois obtendo duas cópias da mesma música é considerado o mesmo que obter duas músicas diferentes, contando para o número de músicas disponíveis. As músicas podem ser transformadas para qualquer suporte e para qualquer formato. DJs que usam as licenças da Teosto são obrigados a apresentar relatórios do uso das músicas, enquanto nas licenças da Gramex não é necessário para licenças abaixo das 3000 músicas.

Reino Unido

No Reino Unido, a licença é obtida da Phonographic Performance Limited (PPL) e da Mechanical-Copyright Protection Society (MCPS).
O sistema está distribuído por níveis, sendo o nível 1 de custo 250£ com 5000 músicas, até ao nível 4 de custo 400£ com 20000 músicas.
As músicas copiadas com esta licença são mantidas indefinidamente e se o número de músicas não for atingido, o número que resta pode ser transferido para o próximo ano. A licença também permite a criação de backups das músicas, mas não permite a gravação das músicas para CD, sendo as cópias apenas permitidas de ser gravadas em hard drives ou outro tipo de Digital Audio Player. MCPS não requer aos DJs de apresentar relatórios das músicas que utilizam.

Canadá

No Canadá, a licença de DJ para reprodução pública de músicas e gravações é obtida da Audio-Video Licensing Agency (AVLA) ou das 3 associações nacionais de DJs, a Canadian Professional Disc Jockey Association (CPDJA), a Canadian Disc Jockey Association (CDJA) e a Canadian Alliance of Professional Entertainers (CAPE). Todas as associações têm um acordo com a AVLA que as permite distribuir licenças pelos seus membros. A licença permite ao DJ comprimir e copiar músicas para um MP3 ou Hard Drive apenas para a atividade de Djing. As músicas e compilações são apenas permitidas de uso em trabalhos de DJ, e não para distribuição comercial sobre qualquer circunstância. A licença também permite a criação de backups das músicas escolhidas. A licença não permite a gravação de Mixes de DJs ou Karaokes. Tem um custo anual de 350$ (cad).




Junta-te à APDJS no apdjs